top of page
codEX Exchange

     O sistema codEX Exchange é um produto desenvolvido pela Codice – Sistemas orientado ao mercado de Câmbio, uma solução completa que atende todas as modalidades de Câmbio Pronto e Intermediação, com o foco em empresas que atuam no mercado, sejam Sociedades Corretoras, Sociedades Corretoras e  Distribuidoras, Instituições de Pagamento (IP) e também empresas de Turismo com habilitação em câmbio.

     

     Em adição ao sistema oferecemos um serviço único e exclusivo no mercado, uma solução de Assessoria para execução e acompanhamento das obrigações da Instituição junto ao BACEN, antes e após a abertura (inauguração), saiba mais!

SISTEMA CÂMBIO SISTEMA CORRETORA CÂMBIO SISTEMA CORRETORA DE CÂMBIO SIMPLIM SIMPLEX TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS INTERMEDIAÇÃO MANUAL TURISMO

    O sistema codEX Exchange tem seus alicerces amparados sobre três grandes pilares, quais sejam:

 

1. Normas, Circulares e Resoluções do Banco Central do Brasil que regulamentam o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o próprio Regulamento de Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (antigo RMCCI) e hoje em linha com o Novo Marco Cambial (Resolução 277).
Questões como Compliance, Controles e Matriz de Risco e Prevenção à Lavagem de Dinheiro – PLD (Circular 3.978 e normas concordantes com os Princípios do Comitê da Basileia) são estudadas a fundo e implementadas de acordo com sua viabilidade técnico-operacional;
 

2. Mapeamento dos Processos Operacionais internos de acordo com a estrutura operacional do sistema de câmbio e de controle financeiro / contábil das Corretoras, objetivando atendimento de todas as etapas da cadeia operacional da empresa, de forma integrada e enxuta;
 

3. Experiência do usuário sobre processos e rotinas de automatização, baseadas na realidade praticada pelas empresas no seu dia-a-dia, que adiciona agilidade e inteligência ao sistema e que o torna mais simples e adequado aos processos diários.
​

    Comprometidos com os três pilares o sistema busca aliar as necessidades legais com a estruturação interna e leva em conta a necessidade de simplicidade e agilidade de funcionamento e atendimento.

​

    Desta forma o sistema oferece uma estrutura flexível e escalonável, que pode ser adaptada às necessidades do cliente ao mesmo tempo em que oferece uma plataforma segura e eficiente, baseada na legislação e em algoritmos que garantem a fidedignidade dos dados no momento das operações e da apuração de resultados.


    O sistema codEX Exchange, assim como a própria estrutura do Sistema Financeiro e do Mercado de Câmbio é dinâmico e sofre mudanças e atualizações constantes. A Codice – Sistemas acompanha diariamente a publicação de novas Circulares e Resoluções com objetivo de manter o sistema atualizado e os clientes a par das mudanças que ocorrem.

 

     Os Recursos englobados pelo sistema atendem as necessidades das Sociedades Corretoras de Câmbio, Sociedades Corretoras e Distribuidoras que operam em Câmbio e Instituições de Pagamento com habilitação em Câmbio (*NOVO RECURSO*) em sua plenitude. Os recursos também são segregados de acordo com a limitação operacional regulatória, de forma que apenas os recursos permitidos pela norma estarão disponíveis para cada modalidade de Instituição.

 

    Abaixo a lista dos principais itens que o sistema abrange.

 

  • Módulo de Operações de Câmbio contempla de forma irrestrita e independente do escopo operacional legal:

- Câmbio Turismo;

- Câmbio Comercial;

- Câmbio para Transferências e Remessas Internacionais;

- Câmbio Simplificado para Importação e Exportação;

​- Câmbio para Intermediações.

 

  • Prevenção de Lavagem de Dinheiro (PLD) e identificação de Pessoa Politicamente Exposta (PPE) integrada ao sistema (Cadastro e Operações), baseado nas normas vigentes incluindo a Resolução 3.978/2020 e Lei 9.613/1998.

​​

  • Compliance integrado ao sistema (Cadastro e Operações) baseado na Resolução 2.554/1998.

​

  • Controle sobre os Limites Operacionais baseado nas regras do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI).

 

  • Controle sobre Taxas e Margens de Spread, bem como manutenção de taxas PTAX para cálculos de referência e paridade para as operações de câmbio, associado aos Limites Operacionais, Exposição Cambial e Relatórios Contábeis.

 

  • Comissionamento de Agentes Cambiais e de Vendedores.

 

  • Módulo para Controle, Comissionamento e Operações de Correspondentes Cambiais integrado, baseado na 3.954/2011 e simétrico com a base do UNICAD.

 

  • e-Financeira (Declaração das Informações sobre as Operações Financeiras), uma obrigação das Instituições Financeiras junto a Receita Federal.

 

  • Gerenciamento de Risco e Basiléia (DDR, DLO e DRM), obrigações das Instituições FInanceiras junto ao BACEN, em concordância com as boas práticas definidas pelo comitê da Basiléia ao qual o Brasil é signatário. Disponível na modalidade de centralização e integração com sistemas correlatos de tercerios parceiros.

 

  • Transmissão das Operações via Sistema Novo Câmbio (Mensageria) do BACEN, integrada ao sistema.

 

  • Transmissão das Operações de Correspondentes Cambias e da Instituição limitadas em conformidade com o relatório ACAM.

​

  • Os mais diversos Relatórios Gerenciais, de Apurações de Resultado e Controles para Auditoria.

​

  • Módulo de Lançamento e Controle de Cartões de Viagem, integrados com as rotinas de Operações de Câmbio e Cadastro do Cliente. Contempla remessa integrada com Bancos de Câmbio e operadores das bandeiras dos Cartões.

 

  • Lançamentos baseados na Contabilidade COSIF integrada ao sistema. Rotinas para integração com sistemas contábeis e Relatórios Gerenciais.

 

  • Módulo de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) contempla total integração entre os documentos digitalizados e o cadastro do cliente. Inclui a digitalização de documentos e a inclusão de documentos já digitais.

 

  • Controle sobre o Risco Operacional, no que diz respeito a fraudes e erros nas operações, análises de conteúdos de formulários e cadastros, baseados na Resolução 3.380/2006.

 

  • Demais recursos sob consulta!

​

    Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso Sistema para Corretoras de Câmbio, nossa infraestrutura, nosso serviço e nosso atendimento.

SISTEMA CÂMBIO SISTEMA CORRETORA CÂMBIO SISTEMA CORRETORA E DISTRIBUIDORA SISTEMA INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO SISTEMA PARA CORRETORA DE CÂMBIO SISTEMA PARA CORRETORA E DISTRIBUIDORA SISTEMA PARA INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO SOFTWARE CÂMBIO SOFTWARE CORRETORA CÂMBIO SOFTWARE CORRETORA DE CÂMBIO SOFTWARE CORRETORA E DISTRIBUIDORA SOFTWARE INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO SISTEMA INTEGRADO CÂMBIO SISTEMA INTEGRADO CORRETORA CÂMBIO SISTEMA INTEGRADO CORRETORA E DISTRIBUIDORA CÂMBIO SISTEMA INTEGRADO INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO CÂMBIO SISTEMA INTEGRADO CORRETORA DE CÂMBIO sistema câmbio corretora distribuidora instituição de pagamento ip
Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento de Terrorismo PLD CFT PLD/CFT PLD preventivo Liftlab 2023 projeto selecionado

bottom of page